quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cego recupera visão após ter dente implantado no olho


O construtor britânico Martin Jones, de 42 anos, perdeu a visão em um acidente de trabalho. Dez anos depois um procedimento de ponta conseguiu devolver-lhe a visão. Os médicos utilizaram um pedaço de dente como suporte para lentes enxertadas de sua pele.

Ele perdeu a visão quando um tudo de alumínio explodiu em seu rosto deixando 37% de seu corpo queimado, sendo que um de seus globos oculares havia sido removido. Os médicos usaram o dente (um canino) como suporte pois o corpo poderia rejeitar um similar de material plástico. A primeira pessoa que Martin queria ver era sua esposa, com quem era casado há 2 anos, quando já era cego.






quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Homem caiu do 47° andar e está vivo.



Ele recebeu um total de 11 l de sangue e 9 l de plasma em transfusões, e passou por uma cirurgia abdominal no pronto-socorro, porque, como diz seu médico, ninguém queria enfrentar o risco de transferi-lo a uma sala de operações. Ao longo do mês de dezembro, ele passou por outras nove cirurgias ortopédicas. E Alcides Moreno, o homem que caiu do céu, de alguma maneira sobreviveu a tudo isso.

Em seu quarto de hospital, em meio às máquinas que ajudaram a mantê-lo vivo, sua mulher, Rosário Moreno, não parava de acariciar seu rosto e cabelos, na esperança de que um contato simples, terno, o ajudasse a recordar, o ajudasse a retornar. Então, no dia de Natal, Alcides Moreno estendeu a mão - e acariciou o rosto errado.

"Aparentemente ele tentou acariciar o rosto de uma enfermeira", disse Rosário Moreno na quinta-feira, descrevendo a bronca gentil que havia dado no marido quando foi informada do ocorrido. "Eu disse que ele não devia ter feito aquilo. A mulher dele sou eu. Sou eu que ele deveria ter acariciado".

E Moreno falou pela primeira vez desde o acidente de 7 de dezembro. "O que foi que eu fiz?", ele perguntou, em inglês, se voltando para ela. "Fiquei espantada", diz Rosário, "porque não sabia que ele já podia falar".

Cercada pelos médicos que ajudaram a salvar seu marido, Rosário contou sua história em uma entrevista coletiva na qual profissionais de medicina com anos de experiência no tratamento de ferimentos traumáticos empregaram palavras como "milagre" e "inédito" para descrever algo que parece notável: um homem que despencou por 150 m e se espatifou em um beco de Manhattan está falando e, com alguma sorte, algumas cirurgias a mais e um bom trabalho de reabilitação física, talvez em breve volte a caminhar.

"Se você acredita em milagres, esse caso pode servir de prova", disse o Dr. Philip Barie, diretor da divisão de cuidados médicos críticos no Centro Médico Weill Cornell, parte do Hospital Presbiteriano de Nova York, que está cuidando de Alcides Moreno, 37 anos.

"Ficamos muito satisfeitos - talvez eu pudesse dizer 'atônitos' - com o nível de recuperação de que o paciente vem desfrutando até agora", ele acrescentou. "E embora ainda reste trabalho a fazer, estamos muito otimistas quanto a suas perspectivas de sobrevivência".

Por mais otimistas que parecessem, os médicos moderaram pragmaticamente sua discussão quanto às perspectivas de recuperação de Moreno. Ele passará por cirurgia de estabilização da espinha na sexta-feira. Depois disso, ele terá de enfrentar nova cirurgia ortopédica, e só mais tarde poderá iniciar longos meses de reabilitação. Mas os médicos mesmo assim previram que ele poderia obter recuperação completa em cerca de um ano.

Na coletiva, respondendo a uma pergunta sobre a possibilidade de que Moreno voltasse a andar, Barie disse que "acreditamos que sim, isso será possível". Ele apontou para o fato de que a pélvis de Moreno não havia sofrido lesões na queda, e acrescentou que todos os ferimentos sofridos pelas pernas de Moreno - cerca de dez fraturas - já foram reparados, com exceção de uma fratura. "Nosso objetivo não é só sobrevivência, mas que ele sobreviva de maneira funcional", acrescentou Barie.

Ainda assim, o médico deu a entender que Moreno havia conduzido a equipe que o atendeu em uma viagem por águas médicas inexploradas. Barie disse que os médicos envolvidos não tinham experiência com uma pessoa que tivesse caído de tamanha altura. Segundo o médico, quedas de uma altura de três andares podem ser fatais, se a pessoa bater a cabeça ao atingir o solo.

"Em quedas de altura superior a dez andares, os pacientes raramente chegam até nós, porque costumam ir direto para o necrotério", disse Barie, ainda que acrescentasse que a equipe do centro Weill Cornell e do hospital Presbiteriano tivesse tratado um paciente que sobreviveu a uma queda de 19 andares - menos da metade da distância percorrida por Moreno -, e que o caso tivesse resultado em artigo publicado por um jornal de medicina.

No entanto, Moreno, que vive em Linden, Nova Jersey, vem contrariando as probabilidades desde o começo do caso. Ele estava sentado quando os bombeiros chegaram ao edifício, o Solow Tower, que fica na rua 66, 265 East. Ao ser transportado para o pronto socorro, ele estava "no limite da consciência", disse Barie, a despeito de sérias lesões no cérebro, espinha, peito e abdômen, acompanhadas por diversas costelas fraturadas, e fraturas no braço direito e nas duas pernas.

Tradução: Paulo Eduardo Migliacci ME

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Criaturas gigantes na África central

Uma equipe de antropólogos encontraram um enterro misterioso na selva perto da cidade de Kigali Ruanda (África Central). Os restos pertencem a criaturas gigantescas que têm pouca semelhança com os seres humanos. Chefe de grupo de pesquisa acredita que eles podem ser visitantes de outro planeta que morreu como resultado de uma catástrofe.
Segundo os cientistas, eles foram enterrados pelo menos 500 anos atrás. Na primeira, os pesquisadores pensaram que se depararam com os restos mortais de antigos assentamentos, mas sem sinais de vida humana foram encontrados nas proximidades.

Os 40 valas comuns tinha cerca de 200 corpos em si, perfeitamente preservado. As criaturas eram altos – cerca de 7 metros. Suas cabeças foram desproporcionalmente grande e eles não tinham boca, nariz ou olhos.

Os antropólogos acreditam que as criaturas eram membros de um pouso de alienígenas, possivelmente destruído por algum vírus terrestre para as quais não tinham imunidade. No entanto, nenhum vestígio do pouso da nave
espacial ou seus fragmentos foram descobertos.
Esta não é a primeira descoberta deste tipo
No verão de 1937 um grupo de cientistas chineses liderados pelo professor Chi Putei pesquisadas as cavernas do Monte Bayan-Kara-Ula. Dentro eles encontraram esqueletos com cabeças grandes e corpos excessivamente fraco. Perto havia 176 placas de pedra. No centro de cada prato havia um buraco, do qual uma ranhura espiral espalhar-se para o perímetro com alguns personagens nele.
Além disso, as paredes da caverna foram cobertos com imagens do sol nascente, lua e estrelas, com muitos pontos pintados ou pequenos itens, se aproximando lentamente das montanhas e da superfície da terra.

Especialistas em decifrar antigos caracteres escritos foram intrigado com a divulgação das espirais segredo da caverna Bayan-Kara-Ula por duas décadas. Finalmente, o professor da Universidade de Pequim Zum Umniu decifrado várias inscrições.

As letras ranhuras narrado que cerca de 12 mil anos atrás, alguns objetos voadores caiu nas montanhas. Arqueólogos chineses encontraram uma referência aos povos que viviam nas cavernas montanhosas de Bayan-Kara-Ula.

Um cadáver de outro “estrangeiro” foi encontrado por espeleólogos turco. A múmia da idade do gelo estava descansando em um sarcófago feito de material cristalino. A altura da criatura humanóide do sexo masculino não ultrapassou 1 metro 20 centímetros, sua pele era verde-claro, e ele tinha grandes asas transparentes sobre seus lados.

Segundo os pesquisadores, apesar da aparência incomum a criatura mais parecia uma pessoa ao invés de um animal.
Seu nariz, lábios, orelhas, mãos, pés, unhas, eram muito semelhantes às humanas. Apenas os olhos eram muito diferentes, três vezes maior do que os de um ser humano, e incolor, como os olhos de réptil.

Não que há muito tempo em um dos túmulos do antigo Egito uma múmia de um homem de 2,5 metros de altura foi encontrado. Não tinha nariz ou ouvidos, e sua boca era muito larga e não tinha língua.

Segundo o arqueólogo Gaston de Villars, a idade da múmia é de aproximadamente 4.000 anos. Foi enterrado como um nobre egípcio – cuidadosamente mumificados e cercado por servos, alimentos e objetos de arte concebida para a vida futura. No entanto, como foi descoberto, nem todos os objetos em torno da descoberta pertence ao Egito ou mesmo a cultura da Terra. Por exemplo, entre as descobertas foi um disco de metalpolido redondo coberto com caracteres estranhos, um traje feito de metal com os restos de algo parecido com sapatos de plástico, tábuas de pedra e muitos cheios de imagens de estrelas, planetas e estranhas máquinas. O Santuário, onde uma múmia estranha foi encontrada também parece incomum. O enterro foi feito do material desconhecido na antiguidade. A pedra foi literalmente esculpida na rocha de modo que as paredes eram lisas, como mármore polido. Parecia que ela foi cortada por um laser. Aliás, a superfície da pedra foi fundida. O túmulo foi decorado com uma vantagem de substância semelhante.

No entanto, a teoria “alien” não é o único. Segundo alguns pesquisadores, os “gigantes” e “anões” poderia ser um mero ramo lateral da humanidade que já viveram na Terra, mas por alguma razão se tornaram extintas.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Paraplégico volta a andar depois de picada.



David Blancarte, 48, teve as pernas paralisadas depois de um acidente de motocicleta que quase o matou. Um dia foi picado por uma mortal aranha marrom e foi obrigado a ir para o hospital, e em seguida, passar 8 meses na reabilitação.

A picada de uma aranha venenosa teve um resultado milagroso para um homem paraplégico de Manteca, Califórnia. Depois de quase 21 anos em uma cadeira de rodas, ele pôde caminhar novamente.

Lá, uma enfermeira notou um espasmo em sua perna e fez um teste de sensibilidade com corrente elétrica. Menos de uma semana mais tarde, ele estava andando de novo, pela primeira vez em 20 anos.

"Ela disse: Seus nervos estão vivos. Eles há pouco estavam adormecidos", explicou David. "Eu estava caminhando de um lado para outro na barra", acrescentou. Agora David está fora do hospital e caminhando.

Se o veneno foi o responsável por esse prodígio ou, coincidentemente, as pernas de Blancarte já se encontravam em um processo natural - embora espantoso - de recuperação, ainda é cedo para saber. Afinal, até o momento não foi divulgado nenhum parecer médico oficial sobre o caso.

E como David Blancarte não foi visto escalando paredes, certamente a aranha marrom que o picou não tem veneno com propriedades radioativas.





Anticoncepcional masculino chamado JQ1

Cientistas conduzem estudos que os fazem acreditar que a pílula anticoncepcional masculina está cada vez mais perto de se tornar real. Desta vez, pesquisadores de três universidades americanas publicaram na revista "Cell" a descoberta de uma substância que pode virar um comprimido para os homenscontrolarem a própria fertilidade.
Os testes foram feitos com camundongos machos, que ficaram estéreis, mas não tiveram prejuízos no desempenho sexual, nas taxas de testosterona nem no comportamento.
Além disso, os autores – do Instituto do Câncer Dana-Farber, ligado à Universidade de Harvard, da Universidade de Washington e da Faculdade de Medicina Baylor, no Texas – não observaram efeitos colaterais nos futuros filhotes.
O novo composto, chamado JQ1, é livre de hormônios – ao contrário da pílula feminina, que costuma misturar doses de estrogênio e progesterona. A substância inibe uma proteína presente nos testículos de camundongos e homens, conhecida como BRDT, que é essencial para a fertilidade. Dessa forma, as cobaias começaram a produzir menos espermatozoides e, mesmo quando os fabricavam, eles não se locomoviam direito. Assim que os animais pararam de fazer esse controle de natalidade, os gametas se recuperaram rapidamente e readquiram a capacidade de procriação, de forma saudável, destaca o principal pesquisador, James Bradner.
A grande dificuldade da ciência em formular um anticoncepcional masculino está justamente no fato de que as drogas precisam entrar na corrente sanguínea, chegar até os testículos e atingir as células produtoras de esperma, o que esse estudo parece prometer.
Os autores dizem que um medicamento como esse é necessário porque quase um terço dos casais americanos depende exclusivamente de métodos contraceptivos masculinos, como a camisinha. E muitas mulheres acabam engravidando de forma não planejada.

Na opinião do urologista Marcelo Vieira, do Hospital Albert Einstein e do Instituto H. Ellis, especializado em sexualidade e reprodução humana, a ideia de uma pílula para o homem é antiga e serve para dividir entre o casal a responsabilidade de controlar a concepção.

"O primeiro contraceptivo estudado era à base de testosterona, mas havia problemas de retorno na produção de espermatozoides após o uso", explica. Por essa razão, tem-se procurado uma droga sem hormônios, segura, de fácil administração e com uma volta rápida dos gametas.

Vieira foi em maio a um congresso da Associação Americana de Andrologia, em Tucson, no Arizona, EUA, onde foram apresentados estudos de dois novos medicamentos não hormonais em camundongos – um deles é o mencionado nesta reportagem.

"Os resultados em animais mostram que a droga é segura, que o retorno à normalidade acontece em um curto prazo e não existem outros efeitos importantes. A medicação estava entrando em uma fase diferente de testes, com ajuste de doses e administração, para ver se uma dose maior com um menor número de ingestões teria um efeito melhor que o contrário, por exemplo", destaca o médico.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ditados Poupulares

As frases e ditados populares atravessam os séculos em diversas culturas. No Brasil não seria diferente. A questão é que muitas vezes essas expressões são um pouco estranhas e sem sentido, concorda? Mas depois de conferir esta pequena lista de curiosidades você vai entender melhor sobre a origem e os objetivos de cada uma delas:

JURAR DE PÉS JUNTOS

A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado pra dizer nada além da verdade. Até hoje o termo é usado pra expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.


MOTORISTA BARBEIRO

No século XIX, os barbeiros faziam não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também, tiravam dentes, cortavam calos, etc., e por não serem profissionais, seus serviços mal feitos geravam marcas. A partir daí, desde o século XV, todo serviço mal feito era atribuído ao barbeiro, pela expressão “coisa de barbeiro”. Esse termo veio de Portugal, contudo a associação de “motorista barbeiro”, ou seja, um mau motorista, é tipicamente brasileira.

TIRAR O CAVALO DA CHUVA

No século XIX, quando uma visita iria ser breve, ela deixava o cavalo ao relento em frente à casa do anfitrião e se fosse demorar, colocava o cavalo nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol. Contudo, o convidado só poderia pôr o animal protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: “pode tirar o cavalo da chuva”. Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa.

DAR COM OS BURROS N’ÁGUA

A expressão surgiu no período do Brasil colonial, onde tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café, precisavam ir da região Sul à Sudeste sobre burros e mulas. O fato era que muitas vezes esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas, onde os burros morriam afogados. Daí em diante o termo passou a ser usado pra se referir a alguém que faz um grande esforço pra conseguir algum feito e não consegue ter sucesso naquilo.

GUARDAR A SETE CHAVES
No século XIII, os reis de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes da corte através de um baú que possuía quatro fechaduras, sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino. Portanto eram apenas quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado devido ao valor místico atribuído a ele, desde a época das religiões primitivas. A partir daí começou-se a utilizar o termo “guardar a sete chaves” pra designar algo muito bem guardado.

ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS

Existe uma história não comprovada, de que após trair Jesus, Judas enforcou-se em uma árvore sem nada nos pés, já que havia posto o dinheiro que ganhou por entregar Jesus dentro de suas botas. Quando os soldados viram que Judas estava sem as botas, saíram em busca delas e do dinheiro da traição. Nunca ninguém ficou sabendo se acharam as botas de Judas. A partir daí surgiu à expressão, usada pra designar um lugar distante, desconhecido e inacessível.

PARA INGLÊS VER

A expressão surgiu por volta de 1830, quando a Inglaterra exigiu que o Brasil aprovasse leis que impedissem o tráfico de escravos. No entanto, todos sabiam que essas leis não seriam cumpridas, assim, essas leis eram criadas apenas “pra inglês ver”. Daí surgiu o termo.

O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER

Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D`Argent fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos pra Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imaginava era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou pra história como o cego que não quis ver.

QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COM GATO

Na verdade, a expressão, com o passar dos anos, se adulterou. Inicialmente se dizia quem não tem cão caça como gato, ou seja, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.

Conheça os Super Humanos!

Visão Noturna

Um garoto deixou estupefata a comunidade médica chinesa: o pequeno, que nasceu com os olhos azuis, tem a faculdade de enxergar no escuro, assim como um gato. Nong Youhui, oriundo da cidade de Dahua, ao sul da China, padeceria de uma estranha doença chamada leukodermia.
Tudo começou com uma visita do pai do garoto ao médico dizendo que os olhos de seu filho brilhavam na escuridão como se fossem lanternas.
Depois de fazer alguns exames de rotina, os médicos descobriram que Nong Youhui pode ler sem dificuldade em completa escuridão e sem a ajuda de nenhuma luz. E mais, pode ver com tanta clareza como se fosse dia.
Estudiosos sobre o assunto afirmam que o menor nasceu com uma rara condição, que deixa seus olhos com menos proteção tornando os mais sensíveis à luz.
Por outro lado, o pai do garoto apelidado de “Cat-Boy” (menino gato) advertiu que há tempos atrás os médicos disseram que os olhos de seu filho deixariam de brilhar, para se converter em negros, como a maioria dos chineses. Mas isso nunca ocorreu.


Ecolocalização

Ben Underwoodtaught é cego, ambos os olhos foram removidos (câncer), quando ele tinha 3 anos. No entanto, ele joga basquete, passeia de bicicleta, e vive uma vida normal. Ele aprendeu sozinho a usar a ecolocalização para navegar ao redor do mundo. Sem cães-guia, ele nem sequer precisa de mãos, ele usa som. Ele faz um estalo com a ponta da língua. Surpreendentemente, suas orelhas pegam os ecos, para que ele saiba onde os objetos estão. Ele é a única pessoa no mundo que consegue usar de forma semelhante a um golfinho.


Controle da Temperatura Corporal


O holandês Wim Hof, de 48 anos, tem a impressionante habilidade de suportar temperaturas incrivelmente baixas, que poderiam ser fatais à maioria das pessoas.
Conhecido como “O Homem de Gelo”, Hof, tem desafiado os cientistas que continuam sem conseguir explicar como seu corpo não sofre nenhum dano ao ser exposto a temperaturas tão baixas.
Hof começou a chamar a atenção pois não sofre ulcerações do frio e nem hipotermia, reações comuns do corpo humano quando exposto ao frio extremo.
Normalmente, quando uma pessoa é exposta à temperaturas congelantes por um período prolongado o corpo entra em “modo de sobrevivência”, com os líquidos começando a congelar.O fluxo sangüíneo para as extremidades é sacrificado para manter a circulação apenas para os órgãos necessários para sobrevivência.Em seguida, iniciam os efeitos da hipotermia e a morte pode chegar em alguns minutos.
Inexplicavelmente, não é isso o que acontece com o holandês.


Imunidade a Eletricidade


Levar um choque ao mexer em tomadas e fios causa uma sensação muito ruim. Isso quando não causa, além disso, prejuízo – ou até a morte. Mas ignore a frase acima caso você seja Rajmohan Nair, o indiano apelidado de “Electro Man”.
Como você provavelmente não é Rajmohan, continuaremos contando a história dele. O indiano apareceu no canal de TV History Channel, em uma série chamada Os super-humanos de Stan Lee. Stan Lee, no caso, é o famoso escritor de histórias de super-heróis, entre elas X-Men, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk e Quarteto Fantástico. Eles estavam procurando heróis da vida real e encontraram Rajmohan. O que faz o cara diferente de todo mundo? Ele pode levar choques elétricos numa boa, que não sente nada. Segundo o apresentador do programa, Daniel Smith, Rajmohan é aproximadamente dez vezes mais resistente à eletricidade do que um ser humano comum. Levando isso em conta, crianças, não tentem isso em casa. A não ser que você seja Rajmohan Nair, o “Electro Man”.



Magnetismo

Liew Thow Lin, um empreiteiro de 70 anos, aposentou-se em Portugal, ele foi noticia por puxar um carro de vinte metros ao longo de uma superfície plana por meio de uma corrente de ferro ligado a uma chapa de ferro em sua barriga. Ele diz que descobriu que tinha a incrível capacidade de fazer objetos de metal grudarem em sua pele, depois de ler um artigo sobre uma família de Taiwan que possuíam esse poder, ele diz que colocou varios objetos de ferro em seu abdômen, e para sua surpresa, todos os objetos, ficaram presos em sua pele e não cairam. Esse dom também está presente em três de seus filhos e dois netos, ele supõe que seja hereditário.


Audição absoluta

Pessoas com esta habilidade são capazes de identificar e reproduzir um tom sem a necessidade de uma referência anterior. Não se trata exatamente de uma audição melhor, mas sim da habilidade de classificar mentalmente sons em categorias, na memória.


Exemplos de pessoas com audição absoluta são aquelas que ouvem sons do dia-a-dia como buzinas, sirenes, motores, etc. e são capazes de dizer exatamente a nota de cada um; ser capaz de cantar uma nota específica sem ouvir uma referência; dar nome às notas de um acorde, ou identificar a nota principal de uma música. Isto é um ato cognitivo: requer a memorização da freqüência de cada nota e ser capaz de nomeá-la (por exemplo: Si-bemol, dó, lá…).


Ainda não se sabe se a audição absoluta é genética ou aprendida durante a vida. Mas é se sabe que cerca de 3% da população geral possui esta habilidade. Nos EUA e na Europa 8% dos músicos semi-profissionais ou profissionais possuem audição absoluta enquanto 70% dos músicos japoneses possuem esta capacidade. A razão parece estar ligada ao fato do japonês ser um idioma de freqüência alta. O mesmo ocorre com pessoas de idiomas tonais (que possuem palavras que, mesmo que tenham mesma fonética, possuem significados diferentes de acordo com o tom da pronúncia) como o chinês, cantonês e vietnamita. É como se, em português a palavra “sapato” e “sapatô”, pronunciada apenas com sílabas tônicas diferentes, significasse o nome de objetos totalmente distintos.


Super-Memória


Tammet detém o recorde europeu de memorização de 22.514 dígitos em pouco mais de cinco horas. Ele também fala várias línguas, incluindo Inglês, francês, finlandês, alemão, espanhol, lituano, romeno, estoniano, islandês, galês e esperanto. Ele gosta particularmente da Estónia, porque ele é rico em vogais.
Tammet é capaz de aprender novas línguas muito rapidamente. Para provar isso para o documentário do Channel Five, Tammet foi desafiado a aprender islandês em uma semana. Sete dias depois, ele apareceu na televisão islandesa conversando em islandês com o seu instrutor de língua islandesa. O espanto do instrutor foi tanto que declarou que Tammet ”não era humano”.
Mas existe um caso ainda mais espantoso. Uma californiana de 41 anos tem, reconhecidamente, a melhor memória do mundo. A mulher, que é conhecida apenas como “AJ”, lembra-se de quase todos os dias de sua vida, a partir dos 11 anos de idade. Segundo ela, sua memória passa como um filme, “ininterrupta e incontrolável”. Ela, por exemplo, lembra claramente do que ocorreu no episódio de “Murphy Brown” em 28 de março de 1988. Além disso, ela recorda-se de fatos mundiais, idas ao mercado, temperatura e outras tantas informações que pessoas comuns não conseguem recordar.
A capacidade AJ é tão difícil de explicar que James McGaugh, Elizabeth Parker e Larry Cahill, neurocientistas da Universidade da Califórnia em Irvine, que a estudam já há sete anos, tiveram de batizar sua anomalia de síndrome hipertimésica.

domingo, 12 de agosto de 2012

Planeta terra é uma poeira no universo

Comparação entre o tamannho dos planetas do sistema solar e muitas outras estrelas muito maiores que o nosso Sol, até chegarmos na maior estrela de todas, a VY Canis Majoris, com 2.800.000.000 km. Para dar a volta somente uma vez nesta estrela em um avião a 900 km seriam necessários 1100 anos.



A foto mais vista de todos os tempos.

Estimam-se que certa de 1 bilhão de pessoas já tenham visto a foto do fotografo Charles O’Rear, tirada a beira de uma entrada em Sonoma County, Califórnia em 1996.
Trata-se nada mais, nada mesmo que o papel de parede escolhido por Bill Gates para o Windows XP, lançado em 2002.

Fotografo Charles O’Rear.
Charles O’Rear – 1996.


Simon Goldin – 10 anos depois – Novembro de 2006.



Tony Immoos – Maio de 2010

Google Street View – Maio de 2011