terça-feira, 9 de outubro de 2012

Steven Seagal no MMA?

Nome quente nas artes marciais da atualidade, particularmente no universo do MMA, por ter lapidado o chute de Anderson Silva, e mais recentemente de Lyoto Machida, Steven Seagal teve uma importância maior na afirmação do mercado mundial de lutas do que imaginam seus seguidores.

Primeiro não-asiático a montar uma academia de Aikido no Japão, Seagal recebia desafios de outros mestres da modalidade, e precisou lutar, muitas vezes nas ruas. Após dois anos, sua reputação estava solidificada e acabou se tornando amigo de todos, tanto que morou por 15 anos na Terra do Sol Nascente.

De volta aos EUA, Steven lançou um desafio nas páginas da revista Black Belt Magazine, por volta de 1992, para qualquer um que desejasse enfrentá-lo em seu dojô, em uma luta até a morte. O desafio foi aceito por Bill Wallace, lenda viva do Full Contact e KickBoxing.

Reza a lenda que Chuck Norris teria se prontificado a enfrentá-lo, mas os produtores de Hollywood jogaram areia no negócio. Norris praticava Jiu-Jitsu com os irmãos Machado, primos dos Gracie, também radicados nos EUA. Os Gracie já realizavam, naquela época, algumas lutas de Vale-Tudo na Terra do Tio Sam.

Rorion, inclusive, já tinha lutado com um kickboxer em um ginásio da Califórnia, e lançado o desafio Gracie, mas o fez na ocasião que caiu a ficha. Rorion sempre teve como objetivo disseminar o Jiu-Jitsu e o Vale-Tudo nos Estados Unidos, mas a ótima repercussão do desafio de Seagal o fez perceber que algo maior já poderia ser tentado neste sentido.

Seagal, que atualmente faz questão de recusar o oitavo Dan em sua modalidade, sempre que possível se faz notar nos bastidores do UFC, e está se mostrando um excelente “marketeiro”.

A CULPA É DO SEAGAL?

Um jovem apaixonado por artes marciais, Jason DeLucia também aceitou o desafio de Steven, e dirigiu por cerca dois dias e meio até West Hollywood, em Los Angeles, onde se localizava o dojô de Seagal, mas ouviu de um dos instrutores que o desafio já havia sido aceito.

Chateado por achar ter perdido sua chance de projetar-se ao estrelato, o hoje mestre em Kung Fu foi levado a um ginásio em Torrance, onde enfrentou na luta em academia fechada, ninguém mais, ninguém menos que Royce Gracie. Desnecessário dizer quem venceu.

Técnico e empresário de Royce, Rorion gostou do que viu, tanto é que convidou o jovem para participar do UFC 1, realizado no ano seguinte. Participou da primeira edição e, no show seguinte, teve a chance da desforra contra Royce, mas deixou-se levar pela emoção e tentou vencer o Gracie em seu próprio terreno. Nova derrota.

Mas mostrou que tem estrela, e recebeu o convite de Ken Shamrock para lutar nos eventos do Pancrase no Japão. Lá, bateu de frente com nomes de peso, tais como Bass Rutten, Ikuhisa Minowa, Matt Hume, dentre outros. Passou ainda por organizações como Shootbox, Cage Rage, onde encarou o brazuca Fábio Pemonte, da Chute Boxe, e WFL.

Acumula um cartel de 33 vitórias, 21 derrotas e um empate.

Atualmente, como alguns outros que participaram dos arcaicos eventos nos primórdios do UFC, também sonha em lutar contra Royce no UFC Rio (para os gringos, a terra do Vale-Tudo). Ele deseja um terceiro tempo com o Gracie.

Além do Kung Fu e MMA, modalidades que ensina em sua escola, em Walpole, Massachusets, também dedica-se ao Aikido, porque o efeito Steven Seagal ainda é muito forte nele.

Como todo gênio, Seagal só deverá ser reconhecido postumamente. Coisa de Mestre.

Fonte: http://www.tatame.com.br/2011/06/11/Qual-a-historia-de-Steven-Seagal-no-MMA

Um comentário: